Tuesday, September 16, 2014

Tudo menos eu

É quando o silêncio me abafa que eu sinto que nunca estive a tempo no sitio certo; que nunca fui oportuno e perspicaz, que não percebi o tempo que o tempo leva a ser.

É quando o silêncio me agarra que eu sinto que nunca corri na direcção certa, no momento correcto; nunca nos instantes em que o devia ter feito, e em que nunca os devia ter largado.

É quando o silêncio me amordaça que eu sinto que nunca disse o que devia, quando e como devia; que nunca te disse o quanto gostava de ti quando era certo, e que nunca te disse que partisses quando era devido.

É quando o silêncio me engasga que eu sinto que nunca fui eu quando podia, e que fui outra coisa qualquer quando não devia; que nunca me mostrei a quem devia, e que me escondi na sombra quando a luz brilhava mais forte.

É quando o silêncio me abraça que eu sinto que sempre fui fugaz e que nunca fui inteiro; que deixei partir na corrente o que não devia, e que me agarrei ás tábuas erradas, na esperança que daí faria uma canoa.

É quando o silêncio me trava que eu sinto que tracei os planos errados, que procurei as coisas erradas, nas pessoas erradas; que nunca tomei as decisões correctas, e que adiei os passos que me levariam ao destino.

É quando o silêncio me aperta que eu sinto que à minha volta que todos partiram, não sei bem para onde, nem bem porquê; mas partiram.
No seu tempo, que podia ter sido o meu.

É quando o silêncio me aconchega que eu sinto os passos errados cravados no peito, deixando marcadas as falhas do que nunca foi; que percebo que os sinais estavam lá, que as pessoas estavam lá, que as oportunidades aconteceram.

É quando o silêncio me acolhe que eu sinto que já não sei se quero ir e voltar a falhar á chamada, e a faltar á hora do compromisso; porque não ir ,não é deixar de tentar, é, pelo menos, não ter dúvidas que falhei.

Quando te vi, ou voltei a ver, nem eu sei, tive a certeza; e percebi que tudo isto foi verdade, em silêncio, real.
Tudo isto menos eu.

Tudo isto aconteceu; menos eu.


No comments: