Monday, June 14, 2010

um dia vais chegar lá.

"um dia vais chegar lá".
debruce-mo-nos sobre esta expressão.
"um dia" é a tipicamente implícita expressão de "aquilo que pode acontecer mas o mais provável que não, mas de qualquer forma, boa sorte nisso".
quando alguém diz "um dia vais ser feliz", "um dia vais concretizar os teus sonhos", "um dia vais ter tudo o que mereces", alguém acredita, verdadeiramente, que esta é uma expressão clara e segura, do "vais ser capaz" que todos queremos ouvir? duvido.
é sim, quando muito, um "boa sorte nisso". falamos de utopias, sejamos claros. falamos de vontades, de "quereres", de augúrios e auspícios. de um futuro que ninguém sabe, ninguém prevê, e a quem ninguém põe mão.

deixemos o "chegar" para depois, e passemos ao "lá".
onde é o "lá"? é onde eu quero chegar? onde eu tenho que chegar? ou onde eu preciso chegar? deixem-me adivinhar... é um misto de todos esses somados com ao onde estou destinado a chegar. adivinhei? pelo menos, não terei andado longe.
toda a gente sugere, aponta, comenta, indica. mas ninguém sabe de certeza absoluta para onde é o destino, ou sequer se esse destino é o correcto pois não? logo vi.

"chegar"... o que é afinal o chegar? ao fim? ao destino? ao caminho? á próxima partida?
chegar é relativo. primeiro é preciso partir, e depois, ter consciência que se partiu. primeiro é preciso querer partir, e depois, ter a certeza de que se quer "chegar", seja lá isso o que for.
até porque o que chega p'ra uns, dificilmente chegar p'ra outros. enfim.

no fundo, tenham cuidado com o que dizem. e isto, porque eu odeio frases feitas, e pior que isso, que mas digam a mim. não coloquem utopias nos ombros de quem não sabe se as consegue a carregar, nem dêem alento a quem não quer ir por aí. pensem nas palavras, e nas marcas que elas fazem. falar por falar, tenho telemóvel que me diz as horas em sete línguas.


'Pra onde vai nosso amor,
Nossa sede?
Há tempos que pergunto isso
Nem mesmo Jesus Cristo
Pendurado na parede
Saberia a resposta'
Zeca Baleiro

No comments: